PISO DE MADEIRA

Versátil, aconchegante e com estilo

A madeira é um material nobre, clássico, que nunca sai de moda e que possibilita criar diversos estilos, do mais sofisticado ao mais rústico, sem lançar mão do conforto.


Conforto

Nada mais aconchegante ao toque do pé descalço do que um belo piso de madeira. Com bom desempenho térmico, os pisos de madeira não ficam nem muito quentes, nem muito frios, sendo agradáveis ao toque no inverno e, ao contrário do que muitos pensam, também no verão.
São ideais inclusive para casas com crianças, pois permitem que se ande descalço sem gelar os pequenos pés.
A madeira também tem boa performance acústica, em especial a madeira maciça (pisos laminados e vinílicos são mais finos e, portanto, fazem mais barulho). Ela absorve os ecos do ambiente e evitam aquele “poc poc” dos sapatos de salto.

Estilo

Do casual ao sofisticado, o piso de madeira é um coringa na decoração, se encaixando em todos os estilos. Veja exemplos de decoração nas fotos abaixo.

Manutenção

Engana-se quem pensa que a madeira dá muita manutenção. Existem sim, alguns cuidados que é preciso tomar, porém, diferente dos demais pisos, ela é possível de ser trabalhada e renovada, mesmo se ocorrerem acidentes como riscos. Um piso de madeira maciça é para sempre, haja visto os pisos de madeira de demolição, super valorizados e que nada mais são que pisos de casas antigas. A casa não durou. O piso continua!
É importante cuidar da umidade, sendo um deck em área externa é preciso tratar a madeira com vernizes específicos, além de realizar manutenção periódica (a cada 2 anos, aproximadamente). Com os pisos da área interna é preciso atenção a riscos (se você tem crianças pequenas, escolha madeiras mais duras com acabamento em verniz resistente). Não deixar janelas abertas em dias de chuva ou derrubar grandes quantidades de água. Não é necessário muito para limpar o piso de madeira, basta passar um pano úmido com sabão neutro na maioria dos casos. Temos outro artigo caso deseje saber mais sobre manutenção de pisos de madeira.

Como escolher o piso de madeira certo?

Diante de tantos tipos de madeira e de pisos e acabamentos é bastante comum ficar em dúvida sobre qual piso escolher. Fizemos esta tabela para ajudar você acertar na escolha do seu piso de madeira. Não incluímos aqui pisos que imitam madeira mas não são compostos de madeira, como vinílicos, porcelanatos e cerâmicas, sendo que os itens com asterisco são madeira maciça.

 CaracterísticasAcabamentoDurabilidadeIndicaçãoInstalaçãoEstiloPreço
Assoalho de Madeira *Piso de madeira maciça em tábuas compridas com largura de 10 a 20 cm. Requer raspagem e aplicação de verniz, sendo que é possível alterar a cor natural da madeira com o tipo de verniz escolhido.Alta. Podem ser renovados, lixados e aplicados verniz novamente se necessário.Indicado para áreas internas, quartos, salas, e quaisquer ambientes secos.Possui sistema de encaixe e sua instalação é feita por dupla fixação, ou seja, colado e parafusado. Após a instalação requer raspagem e aplicação de verniz.O mais nobre dos pisos de madeira, o assoalho é um coringa, vai do rústico ao moderno, dependendo do acabamento e da composição de móveis escolhida.$$$$
Peça uma cotação
Taco de Madeira *Piso de madeira maciça em pequenas réguas, com comprimento em torno de 35-40cm, e a largura de 4 a 10cm, que podem ser compostas em diferentes padronagensPossui sistema de encaixe e sua instalação é feita através de colagem. Após a instalação requer raspagem e aplicação de verniz.Podem ser escolhidos diversas padronagens na composição das peças, dando ar vintage ou então contemporâneo.$$$
Peça uma cotação
Deck de Madeira *Piso de madeira mais resistente a intempéries, com largura em torno de 10 cm e comprimento variável de 1 a 5m.Ideal para terraços, escadas, jardins e áreas externas.Não possuem sistema de encaixe e devem ser instalados sobre uma estrutura de madeira. Após instalação requer raspagem a aplicação de verniz contra intempéries.Os decks conferem estilo e dão vida a áreas externas, podendo ter aparência rústica como uma casa de campo ou modernos, dependendo da combinação de móveis.$$$
Peça uma cotação
Piso maciço envernizado *Uma versão intermediária em tamanho entre o assoalho e do tacão de madeira.Pode ser fosco ou brilhante, já vem acabado.Indicado para áreas internas, quartos, salas, e quaisquer ambientes secos.É o piso de mais rápida instalação. Possui sistema de encaixe e dispensa aplicação de verniz. Possuem um visual e acabamentos modernos, mantendo a nobreza da madeira maciça.$$$$
Piso laminadoPossuem 4 camadas, filme de proteção, desenho que imita madeira, base de alta densidade e lâmina para evitar umidade.Pode ser fosco ou brilhante, já vem acabado. Fazem mais ruído do que os pisos de madeira.Média. Possuem boa resistência porém não podem ser renovados como a madeira maciça.Indicado para áreas internas, quartos, salas, e quaisquer ambientes secos.Encaixe macho e fêmea sobre manta termo acústica.
Dispensa aplicação de verniz.
Possuem um visual e acabamentos modernos, dependendo da marca a textura pode ou não ser realista de madeira.$$
Carpete de madeiraPossuem 3 camadas, desenho que imita madeira, base de aglomerado, MDF ou prensado.Não tem camada protetora para evitar riscos. Podem causar um ruído rouco ao se pisar nele.Baixa. Possuem menor resistência a riscos e infiltração.Encaixe macho e fêmea. Pode ser colado ao contrapiso. Dispensa aplicação de verniz.$

A Total Madeiras trabalha com pisos de madeira maciça em Campinas e região. Possuímos grande variedade de assoalhos, decks, tacos e tacões a pronta entrega, com qualidade total. Venha nos conhecer ou entre em contato através do formulário abaixo.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Forneça mais detalhes

Madeira certificada ajuda a preservar a floresta

Na Total Madeiras a madeira maciça vem de florestas manejadas, onde a extração das árvores de espécie comercial é feita de forma rotativa em grandes áreas, mantendo as demais espécies e preservando a floresta. Tudo é controlado pelo IBAMA e todas as madeiras tem documento de origem florestal (DOF). O uso correto dos recursos naturais fomenta o desenvolvimento do país e preserva o meio ambiente.